Viagem ao redor da minha casa

(Para Tales)

Viajo sempre com o olhar aguçado e pronto para capturar novas impressões, muito atenta aos pequenos detalhes que compõem a imagem do novo lugar, sabendo que talvez nunca mais voltarei a ver essa composição.

Acontece que, quando volto pra casa, o olho fica preguiçoso e se recusa a ver mais do que as informações que já estão de fácil acesso na memória. Estranhamente, o que eu mais vejo é o que eu menos enxergo. À medida que passamos pelos mesmos caminhos, e ficamos nos mesmos espaços, os detalhes vão todos desaparecendo. Tenho a impressão de que esta síndrome-de-não-ver atinge muitas pessoas em todo o mundo. Felizmente, nem tudo está perdido: parece que os artistas são imunes a ela. Com eles, podemos reaprender a enxergar a beleza ao redor de nós mesmos, e renovar o nosso olhar.

Foi só numa recente viagem ao redor da minha casa, com a ajuda de um olhar “alumbrado” de artista, que enxerguei a hipnotizante dança das sombras nas águas do canal sob a passarela de madeira vazada do mesmo cais por onde já passei tantas vezes. Nessa mesma viagem descobri, entre outras coisas, que o portão da minha casa aberto é uma moldura para o encontro do céu com o mar; e que o sol da tarde nos vidros coloridos da minha janela imprime na cortina branca um suave arco-íris quadriculado.

É certo que temos experiências incríveis atravessando fronteiras e oceanos, mas, entre uma jornada e outra, atravessar a rua, ou a casa, também pode ser uma bela viagem.

5 comentários sobre “Viagem ao redor da minha casa

  1. Isso sem contar com as caixas de papelão e de isopor que carregaram sua mudança e o padrão de luz da sua casa nova, que, aparentemente, também são arte!

  2. Fantástico Bartira! Gostei muito e o que você diz é muito real. Você já é uma escritora!!!

  3. Achei lindo este texto-relato! tem muito a ver com o que eu e um amigo estamos produzindo atualmente, trazer para o universo da arte uma experiência estética aberta, com novas significações de detalhes do espaço.
    Depois dá uma olhadinha no Projeto Pormenores Possessivos
    http://notamanuscrita.wordpress.com/

    Amei seu blog e principalmente este post e dos Famosos desconhecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s